quinta-feira, 25 de outubro de 2007

viva o fundão!



Para os mais próximos ou mais informados, eu estou, neste momento, no fundão a tentar aprender algo sobre cozinha.
Ora, não é para isso que venho expressar boa parte da vivência que já passei nesta cidade situada na cova da beira, entre as serras da Gardunha e Estrela.

Ora, estas gentes, como pessoas que habitam o interior, acham muita piada aos sotaques do litoral.
"Mas tu és d'onde? de Aveiro ou ABEIRO? ahahah (riem-se)"

A minha pergunta é simples e nenhum deles ainda me respondeu.
Eu aceito que estou errado e que muitos dos V's são tranformados em B's na minha boca erradamente mas...
por amor de deus(!) ... Eu não digo "vou à caja de banho a fajer um xixi!" com JOTAS! " AFAZER"!
Mas p'ra que raio está lá o "A" a fazer?

Todos nós conhecemos pessoas que dizem os C's e S's com a língua a forçar o som... tipo sotaque da beira interior e cova da beira (creio que ainda afecta um pouco a malta de viseu). Imaginem agora aturar todos os dias palavras como "necessario" que tem duas vezes o som e outras que por ai' navegam nas páginas do nosso dicionário.

Eu, nativo da cidade de Aveiro, apenas troco os V's por B's. Eles, nativos da cova da beira, entre as serras da Gardunha e Estrela, para além do sotaque beirão que acentua os S's e os C's de forma estúpida e ridícula, juntam tambem o "A" antes dum verbo.

Mas, meus caros, e poucos, leitores, o pior está para vir.
Todas as regiões têm expressões próprias e, pelos vistos, a mais utilizada para insultar ou para mostrar o desagrado, ao contrário do "Foda-se!" ou "Caralho!" ou "Cabrão!" usado um pouco por todo o nosso Portugalinho, pelos senhores do Fundão é a grosseira, feia e sem sentido "Cona da mãe!"
Um exemplo simples: O Pedro Flores, colega de turma, é um rapaz que nunca se cala. Tem resposta para tudo e sempre duma maneira digamos... ESTÚPIDA! só diz merda(!), e toda a vez que alguem lhe passa a perna ou o insultam ou se aleija ele profere prontamente um belíssimo "CONA DA MÃE!".

Que moral, pergunto eu! Que moral... têm estes Fundanenses (e não Fundoeiros!) para gozarem com os nortenhos, do litoral (que vêm o mar regularmente...) se eles não só têm um sotaque merdoso, como poêm letrinhas antes de verbos que não existem em nenhum lado e ainda têm expressões horriveis que agitam a alma mais calma e serena?

Sabeis que mais? Eu vou-me a deitar porque amanhã tenho de ir a fazer a barba cedo e isso custa-me levantar.

A todos um "CONA DA MÃE!"

2 comentários:

Unknown disse...

ahahahah. xD

David Caetano disse...

Não me digas que ias a ter TIC...